Diário de Viagens: Orlando – Post 2 – O Carro

 Quando você planeja uma viagem para Orlando é praticamente certo que irá alugar um carro para seus deslocamentos. A localização dos hotéis para quem deseja parques e compras é fora da região downtown (centro) que possui um layout de ruas mais próximas umas das outras. A região dos hotéis na International Drive, Lake Buena Vista, Kissimmee e Downtown Disney, tem ruas largas, com longas avenidas em média três faixas para cada direção e prédios rodeados por centenas de vagas de estacionamento. Na prática isso quer dizer que se você não possui um carro, vai andar muito a pé.  Claro que existem os ônibus urbanos, porém achei o serviço um tanto demorado entre um veículo e outro. Observei que para você percorrer umas 7 quadras numa área tranquila, mesmo assim, terá de lidar com 7 sinais de trânsito, um a cada cruzamento. No Brasil é provável que fossem apenas uns 3 ou 4 sinais para a mesma distância. O tempo que você leva para percorrer poucos quilômetros é maior do que levamos por aqui (talvez não para os paulistas que já estão acostumados com percursos demorados para curtas distâncias). Alguns hotéis possuem serviço de traslado de/para os parques, mas com horários de ida e volta específicos que podem atrapalhar seus planos. Em se tratando dos dias de compras, é importantíssimo ter um carro para você poder ir jogando as sacolas na mala e ficar livre para ir comprar mais. Sem falar no seu vôo de volta ao Brasil, no qual certamente irá usar todo o seu limite de bagagem concedido pelas companhias aéreas (2 malas de até 32kg cada + mala de mão com soma total de dimensões de 114cm e sem limite de peso) e pode ser que ainda pague excesso. Com um número grande de malas, tomar ônibus de traslado do aeroporto para hotel ou vice e versa vai ser um stress. Sendo assim, alugamos um carro para nossa família.

Escolhi a empresa Dollar, pois na ocasião da consulta, foi a que apresentou o menor preço pelo plano All inclusive (incluindo taxas locais, quilometragem livre, todos os seguros, segundo motorista e GPS). A compra foi realizada através de uma operadora de turismo brasileira. O preço para esse plano pela operadora era o mesmo do site da Dollar e ainda havia a possibilidade do parcelamento em até 6x sem entrada e sem juros no cartão. Aluguei o modelo intermediário pois tinha em mente um número de malas grande na volta. Caso eu desejasse outros tipos de planos sem tantos seguros incluídos, teria de fazer direto pelo site da locadora de carros. Mas não recomendo esses tipos de locações para brasileiros. Nossa experiência quanto à locação foi muito boa.

Para não ficarmos muito por fora dos costumes locais de direção, procuramos ler e ver vídeos na internet sobre as regras gerais para dirigir nos EUA. Isso ajudou bastante e nos deu segurança nas tomadas de decisões rápidas. Prepare-se para dirigir carros automáticos pois são raríssimos o com câmbio manual. Algumas regras básicas que posso passar pra vocês são as seguintes: 

– A linha divisória das faixas é muito respeitada, as pessoas não ficam “surfando” entre uma faixa e outra. 

– Você só deve optar pelas faixas laterais (para entrada à direita ou esquerda), quando de fato for entrar. Caso tenha errado na escolha, terá de seguir normalmente na faixa errada e depois fazer o retorno. Não é permitido sair da fila e se reposicionar na faixa de quem vai seguir em frente.

– A princípio, a direita é sempre livre. Porém existe casos que isso não vale. Quando existir um sinal de trânsito específico para quem vai dobrar à direita ou até mesmo, uma placa informando que você não pode dobrar à direita.

– Nas auto-estradas existe limite para velocidade mínima que você deve ficar de olho.

– o GPS é item indispensável para quem vai dirigir e para facilitar a entrega e devolução do carro, peça ao funcionário da locadora para programar nos ‘favoritos’ do aparelho o ponto para a devolução do veiculo e também o endereço do seu hotel.

– Além de confiar no GPS, procure ver as placas e seguir a lógica. Pois é raro, mas pode acontecer do GPS está desatualizado na área em que você se encontra e você vai ter de se virar sozinho. Ou ainda, o aparelho lhe levar até o destino desejado, mas este lugar não corresponder ao portão de entrada do lugar.

– As faixas com a marca de um lozângulo e escrito ‘car pool’ é exclusiva para carros com duas pessoas ou mais.

– Os postos de pedágio são mais comuns entre uma cidade e outra. Porém como você terá de ir do aeroporto que está fora de Orlando para a cidade de Orlando, você terá pedágio no caminho. Além disso pode acontecer de você errar uma saída em alguma dos seus vários percursos e então precisar passar obrigatoriamente em algum posto de pedágio. Na maioria destes postos você paga a uma maquina, em moeda e no valor exato. Isso mesmo! Você já tem de ter separado varias moedas com os possíveis valores. Isso não é uma loucura!? A solução para facilitar a sua vida é os passes livres (free pass ou easy pass) ou também conhecido como Sun Pass. Ao alugar o seu carro, peça para o atendente um desses passes. Os valores são variados (a partir de U$6,99 dia) até o tipo ilimitado (cerca de U$65 o mês). Para quem vai permanecer apenas na cidade de Orlando, recomendo os passes de menor valor. Em média os pedágios que irá passar custam de U$0,70 a U$2. Quando você tem um passe desses, basta entrar na faixa exclusiva sinalizada com o nome E pass ou Sun pass e um dispositivo de transponder já instalado nos carros alugados é detectado pelo sensor no posto de pedágio. Basta seguir normalmente sem ter nem que parar. Isso é uma tranqüilidade! Outro detalhe é que não é possível comprar para usar em dias alternados somente para dias consecutivos. Sendo assim, veja se é interessante mesmo usar o serviço. Neste link você poderá ver quais os pedágios que irá encontrar, em que área e os seus valores.

http://www.floridasturnpike.com/TRI/index.htm

Neste link aqui, você encontra os preços do Sun Pass comprando através das locadoras de carros mais conhecidas no mercado. https://www.sunpass.com/rentalcar

Abraço a todos,

Lígia Oliveira

Compartilhe: 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *