A construção de um bom roteiro de viagem sempre exigirá do viajante muitas pesquisas em sites variados, assistir muitas horas de vídeos em canais de viagem, sobre o destino escolhido e ler comentários de viajantes em fóruns de viagens. Quanto mais específico for o perfil do viajante, mais o roteiro a ser desenvolvido será complexo. Por exemplo: Para amantes de vinhos, ou de cervejas, ou famílias com crianças, roteiro para cadeirantes etc. De uma maneira geral e inicial, o viajante que queira montar seu próprio roteiro e tenha tempo para se dedicar a essas pesquisas, pode seguir algumas DICAS DE COMO BARATEAR OS CUSTOS DE SUA VIAGEM NACIONAL OU INTERNACIONAL. Mas lembre-se! Isso é apenas a base do roteiro e o que você vai acrescentar aqui, vai depender do seu tempo de viagem e do seu orçamento. Na minha opinião, há muito poucas chances de sua viagem ser ruim, se houver um roteiro bem planejado.
Tutorial para a base do seu roteiro econômico:
- Planeje caminhadas por ruas famosas. Pesquise quais as lojas você tem curiosidade de conhecer. Boas lojas de departamento podem preencher vários minutos/ horas no seu dia. Exemplo de ruas legais: Av. Paulista (SP)/ Champs Elysèe (Paris) / 5ª Ave (NY) / Ave. Liberdade (Lisboa)/ Ramblas (Barcelona).
- Desfrute momentos prazerosos fazendo piqueniques em parques. Exp: Central Park (NY)/ Parque Ibirapuera (SP) / Jardins de Luxemburgo (Paris)
- Belas vistas panorâmicas não precisam ser necessariamente de mirantes pagos. As cidades grandes sempre tem um local de acesso gratuito e com uma bela vista. Exp: A cobertura das Galerias Lafayette (Paris) / Colina Gellert (Budapest) / Terraço do Museu de Ciência Nemo (Amsterdam)/ Vista Chinesa (RJ).
- Os sites de turismo oficiais das cidades ou regiões que você irá visitar costumam oferecer dicas valiosas de passeios e serviços locais gratuitos e outros pagos. Aveiro (Portugal) é uma cidade linda e oferece inteiramente grátis bicicletas para todo mundo, turistas e moradores. A Prefeitura de Recife (PE), oferece roteiros: à pé, de bicicleta, de barco e de ônibus. Todos gratuitos! Para saber detalhes dos percursos e se inscrever você usa o site do Olha Recife
- Free Walking Tour (passeio à pé gratuito), em muitas cidades grandes no mundo inteiro, já é possível encontrar empresas com essa proposta de passeio. Apesar de ter o nome gratuito, na prática o que acontece é que não existe um preço fixo pelo serviço. No final do tour você paga ao seu guia, o que achar justo. Você precisa reservar seu lugar através do site de acordo com sua preferência de idioma, dia, horário e roteiro. Basta colocar no Google free walking tour e o nome da cidade que deseja visitar (ex.: free walking tour Barcelona), assim poderá ver se seu destino tem o serviço disponível. Algumas cidades que possuem o serviço: Paris, Londres, Lisboa, Budapeste, Rio, Veneza, São Paulo, Roma e muitas outras.
- Visitar mercados públicos sempre é uma ótima oportunidade para conhecer a culinária local, com opções de preços para todos os orçamentos. Alguns ficam em prédios históricos muito bonitos. Ex: Mercado Central de São Paulo / La Boqueria (Barcelona)/ Ver-o-Peso (Belém do Pará) / Mercado Central de Santiago do Chile
- Se deseja conhecer algumas atrações pagas, faça uma “lista de desejos” das atrações e dos valores previstos para os ingressos. O próximo passo é descobrir se o seu destino tem um passe de atrações. Compare sua lista com as atrações incluídas no passe e veja se vale a pena usar o passe ou comprar os ingressos de cada atração, separado. Leia atentamente as condições do passe pois cada um tem suas particularidades e uma cidade pode oferecer mais de um tipo de passe.
- Se estiver disposto a enfrentar filas em nome da economia, saiba que grandes museus sempre possuem um determinado dia do mês ou da semana, gratuito ou horário com tarifa promocional. Esse é o caso por exemplo: do Louvre (Paris) gratuito no dia 14 de julho e no primeiro sábado de cada mês a partir das 18h. Se você tem menos de 26 anos, o museu também é gratuito a partir das 18h. O Masp (São Paulo) é gratuito às terças e na primeira quarta-feira de cada mês. Isso tem de ser consultado no site da atração desejada.
- Algumas cidades têm um custo de vida alto, mas compensam isso oferecendo excelentes museus de graça o ano todo! Esse é o caso de Londres (Museu Britânico, História Natural, Museu da Cidade de Londres e outros) / Washington (Galeria Nacional de Arte, Museu de História Americana, Museu do Ar e Espaço, e outros).
- O tipo de transporte que você irá usar para cada deslocamento dentro e fora da cidade, precisa ser estudado com cuidado. Principalmente se você estiver viajando com mais pessoas. Em muitos casos sai mais barato usar para o grupo, o Uber, Bolt ou outro carro de aplicativo, do que comprar bilhetes de metrô/ ônibus para onde desejam ir. Com bons aplicativos de sistemas integrados de transporte público e gps você conseguirá rapidamente saber qual a melhor escolha. Sugiro o Rome2Rio, o citymapper ou o Google Maps.